Ricardo Barbosa, Gerente da Automec, cede entrevista exclusiva ao Grupo Oficina Brasil. Confira.

Por Wellyson Reis – Oficina Brasil

Ricardo Barbosa, Gerente de Produtos da Reed Exhibitions, responsável pelo maior evento do setor automotivo, contou com exclusividade ao Jornal Oficina Brasil os próximos passos da mobilização que já se consagrou no país!

Ricardo Barbosa, Gerente da Automec, cede entrevista exclusiva ao Grupo Oficina Brasil. Confira.

Conte um pouco de sua experiência profissional e trajetória na Reed? 

Atuo no mercado de eventos profissionais há 10 anos, tendo lançado e gerenciado eventos para diferentes setores da economia. Já estou na Reed há dois anos, tendo o privilégio de gerenciar a AUTOMEC, um dos maiores eventos profissionais da América Latina, e que representa o aftermarket automotivo, um setor de extrema importância para o Brasil.  

A AUTOMEC é reconhecida como uma das maiores feiras mundiais do segmento de aftermarket automotivo. Quais são os desafios que esse reconhecimento traz para a empresa e como se diferenciar e evoluir em cada evento? 

Um evento desse porte e importância representa um mercado de extrema relevância no país e no continente, pois demanda constantemente inovação e muita proximidade com os players envolvidos. Nosso principal objetivo é ajudar no crescimento e desenvolvimento deste setor, além do ponto de vista de live marketing, queremos proporcionar a melhor maneira de fazer a sempre estar conectado com nossos patrocinadores e visitantes, entendendo suas demandas e  tendências, além de nos antecipar para entregar experiências inesquecíveis para o público. A AUTOMEC é um evento que toca os corações e mentes do profissional, exatamente por conta dessa conexão que criamos entre as pessoas.

Num cenário de permanente transformação qual a visão e expectativas da Reed Exhibitions para o futuro da indústria de aftermarket automotivo? 

Esse é um mercado em constante crescimento e evolução. Novas tecnologias em produtos, novas formas de comercialização desses componentes, as novas tendências de mobilidade e mesmo as mudanças na forma como pessoas se relacionam já estão reformatando o aftermarket automotivo, assim como vários outros mercados. Pensando nisso, estamos sempre atentos às tendências e os eventos da Reed Exhibitions, no qual fazemos todo o esforço para evoluir junto aos mercados que atendemos. Além dos eventos presenciais, que na nossa visão traduzem a essência do relacionamento humano, que é o face-to-face, estamos focados também nas novas plataformas digitais, que trazem agilidade e produtividade para as empresas e pessoas.

Entrada Automec 2019

Na última edição em 2019, a Automec registrou números impressionantes, 75.000 visitantes e cerca de 580 expositores. Qual a perspectiva para o evento deste ano?  

O evento continua crescendo de forma bastante sólida e consistente. Mesmo em um cenário atípico onde fomos todos afetados pela pandemia da Covid-19, temos mais de 700 expositores nacionais confirmados. Mostrando a força do evento e junto dele a do aftermarket automotivo. Temos um público e patrocinadores extremamente engajados, pois eles reconhecem a importância e relevância de um evento tão poderoso como esse, que é a AUTOMEC. 2021 está sendo um ano desafiador e de adaptações, e entendemos que a AUTOMEC, que teve sua data alterada para de 9 a 13 de novembro, no Expo Center Norte, vai representar um momento de retomada para o setor de aftermarket automotivo e dos próprios eventos.

Já que os números são sempre impressionantes, o que podemos esperar em relação à dinâmica da feira em relação a conteúdos, seminários, recursos tecnológicos etc.  em 2021? 

A feira continua sendo nossa plataforma principal de geração de negócios e conexões. Em adição à feira, temos uma nova plataforma digital, a AUTOMEC 365, que será lançado em abril 2021 e que vai conectar empresas e compradores durante o ano todo. Além disso, temos o AUTOMEC XP, evento híbrido que vai mesclar experiências presenciais com transmissão online, atendendo às tendências dos novos tempos. Todas essas plataformas, presenciais e virtuais, serão os canais para promoção dos conteúdos do setor, incluindo webinars, discussões entre especialistas, associações, e servirão para aproximar ainda mais as marcas com o público na ponta, sejam eles reparadores, oficinas, varejistas ou distribuidores.

A Reed Exhibitions, organizadora do evento, marcou a próxima edição para os dias 09 a 13 de novembro. Estas alterações impactam de que forma o evento?

Estamos totalmente atentos à questão da pandemia, porque a saúde e segurança de todos os envolvidos, do público aos expositores, passando por prestadores de serviços e colaboradores, é nossa prioridade, algo fundamental para Reed. Decidimos por alterar a data com 4 meses de antecedência, e hoje temos certeza que foi uma decisão acertada. Realizar o evento em 2021 é uma demanda do mercado. Todos estamos ansiosos por nos reencontrarmos para fazer negócios. O reposicionamento da data do evento dá mais segurança para que todos tenham mais tempo para organizar sua participação. Continuamos monitorando o momento e em constante comunicação com o mercado.

Oficina - Automec

A AUTOMEC atrai representantes de todos os elos da cadeia produtiva do mercado de aftermarket (fabricantes, distribuidores, varejistas, reparadores etc.). Qual o percentual de visitantes composto por nossos leitores, os reparadores automotivos?  Além da atração natural que a feira representa para nosso público haverá algum evento específico para nosso segmento profissional?

O reparador automotivo é um apaixonado pelo que faz. Temos muito orgulho de entregar a AUTOMEC sempre pensando nesse público. Os reparadores representam quase 50% do nosso público visitante no site. E agora, ampliando nossa cobertura digital, atingiremos um número ainda maior de pessoas. Os conteúdos que serão veiculados em nossos canais serão todos dedicados a públicos específicos, e o reparador automotivo é nosso target principal, sem dúvida. Fiquem ligados em nossos canais e acompanhem tudo o que disponibilizaremos em breve!  

A Reed Exhibitions é uma empresa com atuação em vários países e líder no segmento de feiras e eventos, há algum projeto existente ou futuro para ampliar o foco das atividades para além das feiras? 

Fazemos parte do grupo RELX, que é um provedor global de análises, informações e ferramentas de decisão para clientes profissionais e empresariais. Continuaremos ampliando nosso foco através da utilização cada vez maior da tecnologia, e seguiremos na nossa missão de conectar pessoas para a realização de negócios e para transmissão de conhecimento. Os eventos são parte importante da estratégia de nossos clientes, e continuarão sendo,  afinal eles evoluem junto com as pessoas e empresas.

Esta última não é uma pergunta, mas um espaço para vocês transmitirem suas mensagens às nossas 53 mil oficinas e quase 200 mil profissionais que assinam a mala-direta Oficina Brasil.

Eu gostaria de agradecer o engajamento e a paixão de cada um de vocês pelo negócio onde atuamos. A AUTOMEC está junto de todos vocês nesse momento singular, e estamos ansiosos por nos revermos todos. Enquanto isso, entrem em nossos canais, visitem nosso website, nos sigam nas redes sociais. Fiquem ligados que muitas novidades estão chegando. Falem com a gente! Um grande abraço a todos. 

Reprodução: Oficina Brasil

Facebook Comments Box