Por que a falta de manutenção é uma das principais causas de acidentes

0
134
particularidades-reparo-de-aluminio-oficinas-automotivas

No Brasil, os acidentes de trânsito provocam aproximadamente 45 mil mortes ao ano. Uma das principais causas é a falta de manutenção, que causa defeitos nos veículos. Como mostra relatório da Polícia Federal noticiado pelo site Bonde, entre janeiro e abril de 2020 aconteceram 19.754 incidentes. Entre eles, a 5ª causa é defeito no veículo.

Elias Mufarej, conselheiro do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) e coordenador do GMA, Grupo de Manutenção Automotiva, afirmou para o site que a frota brasileira envelhece há seis anos seguidos. Dessa forma, a idade da frota deve superar 10 anos e, no caso de caminhões, ela já ultrapassa 11 anos.

Veículos com idade maior requerem mais manutenção, para manter sua segurança e performance. Porém, de acordo com o especialista, não existe no Brasil inspeção técnica veicular para fiscalizar a conversação dos carros e, ao mesmo tempo, proprietários postergam revisões e reparos. “Deveria ser o inverso, já que quanto mais velho o veículo é, maior a necessidade de manutenção, devido ao desgaste natural das peças e com o uso”, disse Mufarej para o mesmo site.

Outros problemas da falta de manutenção

Outro problema causado pela falta de manutenção de uma frota de veículos cada vez mais velha é a piora na qualidade do ar, pois as emissões de dióxido de carbono podem acontecer acima do limite. Esse é um grande problema pois, segundo a reportagem, a poluição do ar em ambientes externos mata cerca de 50 mil pessoas todos os anos no Brasil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Estudos da USP citados pelo mesmo site mostram que, durante a vigência da inspeção ambiental na cidade de São Paulo, houve redução dos poluentes, o que diminui a mortalidade na capital paulista.

Elias Mufarej disse ao site que entidades do setor de reposição automotiva já pleiteiam há duas décadas a implantação da inspeção técnica veicular no Brasil, o que pode contribuir não apenas para melhorar a qualidade do ar, como também para trazer mais segurança para as estradas e diminuir os acidentes e mortes no trânsito.

Para saber mais sobre o setor de manutenção, reposição e reparação automotiva, assine a newsletter da Automec!

Facebook Comments