Retomada do setor de reparação e manutenção automotiva passa por digitalização

0
1035
retomada-reparacao-e-manutencao-automotiva-digitalizacao

A Automec é o maior evento de negócios de reposição, reparação e manutenção automotiva da América Latina. Por isso, a feira organizada pela Reed Exhibitions tem promovido uma série de lives para discutir com os principais representantes do mercado de distribuição, varejo e reparação automotiva os novos caminhos para a retomada das atividades.

A primeira live, em 10 de junho, tratou sobre o “novo normal” desse mercado, que envolve principalmente o avanço da digitalização dos processos de negócios. Assim, é possível aproveitar oportunidades de atender demandas e expectativas do setor. Assista à live completa neste link.

A retomada gradual do setor de reparação e manutenção automotiva

“Aos poucos veremos a retomada do mercado, que vai contar com uma gestão mais tecnológica. As empresas precisam avançar com o processo de digitalização, para atender um movo comportamento do público e aproveitar as novas oportunidades”, afirmou a diretora de Marketing da Pacaembu Autopeças, Ana Paula Cassorla. “As empresas precisam avançar com o processo de digitalização e, assim, atender um novo comportamento do público e aproveitar as novas oportunidades”.

Para Marcelo Frias, Diretor Executivo da Rufato, o setor de peças de colisão já deu seus primeiros passos para a retomada das atividades em maio. Além disso, devido a flexibilização da quarentena, o mercado poderá atingir no segundo semestre o nível de vendas do mesmo período de 2019.

Ele explicou que os consumidores, em função do cenário econômico, deverão preferir ficar mais tempo com seus veículos usados, gerando maior demanda por peças de reposição. Para atender a esse cenário, empresas deverão investir na digitalização de seus controles de estoques e serviços.

Tecnologia, tendências e novas oportunidades

“Passamos a usar muito mais os recursos eletrônicos do que antes, como e-mails e WhatsApp, criando mais opções de conexão e comunicação com oficinas. Mesmo as lojas que não tinham tradição de trabalhar com novas plataformas tiveram que se adaptar. Essa tendência veio para ficar. Tecnologia e digitalização do negócio é o grande desafio que o varejo terá de enfrentar”, avaliou Francisco de La Torre, presidente do Sincopeças (Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo).

Antônio Fiola, presidente do Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo) não vê um avanço maciço da digitalização nesse segmento. “O B2B, quando envolve o reparador e o varejo, ainda exige o contato pessoal. Já na manutenção preventiva, até dá para implementar a digitalização, pois você faz as compras programadas de peças. Nesse caso, eu acredito que a digitalização vai funcionar no curto prazo”.

De acordo com Fiola, o segmento de reposição vai ser ainda mais fundamental para toda a sociedade. Afinal, a frota vai envelhecer e as oficinas serão fundamentais para manter essa frota funcionando bem.  No entanto, ele apontou que “se o banco já escolhia para quem emprestar antes, imagine agora. O governo teve muita dificuldade para disponibilizar esse crédito, pois os bancos não vão facilitar a vida do pequeno empresário”

Leia também: Vem ver como foi a maior e melhor Automec de todos os tempos!

“Os grandes desafios estão abrindo novas oportunidades para soluções criativas e inovadoras, pavimentando novos caminhos para a indústria. Por isso, estamos caminhando para proporcionar uma nova experiência de virtualização da exposição e dos negócios para a Automec”, comentou o anfitrião do encontro, o diretor de Portfólio da Reed Exhibitions, Luiz Bellini.

Sobre a série de lives organizada pela empresa, o CEO da Reed Exhibitions, Claudio Della Nina, explicou que “nosso papel é criar conexões entre nossos expositores e visitantes. Dessa forma, continuaremos a desempenhar nosso papel, independente do meio. Seja este físico, como acontece quando estamos no pavilhão, seja digital, como fizemos com este debate transmitido ao vivo.”

A 15ª edição do evento acontecerá entre 06 e 10 de abril de 2021, na São Paulo Expo. Veja a live completa sobre a retomada do setor de reparação e manutenção automotiva no site da Automec.

Facebook Comments